Na era do Big Data, o enorme volume de dados não pode mais ser examinado à procura de padrões em um prazo de tempo razoável. A solução é utilizar recursos como o Data Mining que surge com a finalidade de dar respostas estratégicas em um curtíssimo período de tempo, e pode ser aplicado na pesquisa cientifica ou em projetos para impulsionar a lucratividade de uma empresa.
O Data Mining ou Mineração de Dados é capaz de explorar grandes quantidades de dados à procura de padrões, associações, mudanças e anomalias relevantes para melhor interpretá-los. Utiliza técnicas de estatística, recuperação de informação, inteligência artificial e reconhecimento de padrões para procurar correlações entre diferentes dados que permitam adquirir um conhecimento de valor.
Vamos considerar uma empresa no ramo do varejo, por exemplo, com um volume de informações que revelam quem são seus clientes, os produtos vendidos, a quantidade, onde e quando os clientes compraram. Esses dados são vitais para gerenciar reposição de estoques e detectar tendências de compra. Neste caso, teremos a aplicação do Business Intelligence (BI). No entanto, se a análise for mais refinada, para buscar padrões de vinculações entre as variáveis registradas, então teremos o Data Mining.
O Business Intelligence e o Data Mining possuem abrangências distintas. O primeiro analisa dados brutos operacionais para encontrar informação útil e auxiliar a tomada de decisão. O segundo utiliza ferramentas como agrupamentos, hipóteses, regras, árvores de decisão, grafos ou dendrogramas, atuando em nível mais estratégico e abastecendo a empresa com conhecimento útil acerca do ambiente para decisões a longo prazo.
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